O lipedema é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal e simétrico de gordura, principalmente nos membros inferiores e superiores.
Conheça os sintomas
Diagnóstico e causas
O diagnóstico do lipedema é essencialmente clínico, baseado em exame físico detalhado e anamnese e pode ser classificado em 5 tipos (conforme a localização) e 4 estágios de gravidade.
Entre as causas do lipedema estão a predisposição genética, anfluência hormonal (particularmente do estrogênio), disfunções microvasculares (capilares sanguíneos e linfáticos), hipertrofia e hiperplasia de adipócitos e inflamação crônica de baixo grau.
E como é o tratamento?
O tratamento deve ser multidisciplinar e inclui mudança no estilo de vida com foco em controle de peso e tratamento da obesidade, fisioterapia descongestiva (drenagem linfática, compressão, exercícios específicos), suplementação nutricional e educação do paciente. A dieta cetogênica modificada e a dieta mediterrânea com alimentos anti-inflamatórios mostraram benefícios. O exercício deve incluir atividades de baixo impacto como caminhada, bicicleta, natação e exercícios posturais.
Algumas tecnologias vão auxiliar no tratamento e atuar no controle da dor, como o Unyque Pro, com a ponteira Refreeze, trazendo resultados incríveis.
POR: Dra. Joise Wottrich
Se o mundo fosse perfeito, sem injustiças, sem acontecimentos, a paciência não precisaria existir. Concorda?
Veja mais
Os peptídeos estão dominando o mundo dos cosméticos! A cada nova fórmula lançada, eles aparecem como protagonistas, prometendo suavizar rugas sem os efeitos colaterais indesejados dos retinoides, como ressecamento e descamação. Mas o que são esses “mini-proteínas” da nova geração? Como funcionam? E será que são realmente o ingrediente que faltava na sua rotina para manter a pele jovem? Vamos desvendar tudo isso!
Veja mais
O poder das sementes na saúde feminina é inegável. De forma geral, além das características individuais, elas são excelentes fontes de gordura boa e de fibras, colaborando muito com a saúde geral. Incluí-las é um hábito a ser desenvolvido, e depois que nos acostumamos, elas fazem falta na rotina.
Veja mais